Currículo ou Curriculum

Currículo ou Curriculum

Publicidade

Podemos dizer apenas currículo ao invés de curriculum vitae? Veja agora mesmo qual é a diferença entre currículo ou curriculum.

Enviar currículo

Currículo ou curriculum?

Currículo ou curriculum?

Publicidade

 

Muitas pessoas ficam confusas na hora de pronunciar a palavra curriculum vitae, pois muitos usam somente currículo e outros preferem optar por curriculum.

A resposta é que as duas maneiras estão corretas. Pois “curriculum” é uma palavra vinda do latim, e no Brasil sua versão aportuguesada se tornou apenas “currículo”. Ou seja, pronunciando currículo ou curriculum você estará falando corretamente.

Como criar um currículo ou curriculum

Para criar um curriculum ou currículo, sejam consideradas as duas expressões corretas, é muito fácil e simples. Pois você deve apenas possuir um pequeno conhecimento básico em informática e internet.

Primeiramente, você irá separar as suas principais atividades profissionais e experiências em um pequeno grupo. São elas:

Dados pessoais: Nome, idade, estado civil, endereço, telefone, e-mail, escolaridade.

Objetivos: Descreva todos os seus objetivos para o cargo em que deseja.

Qualificações: Aqui você adicionará suas principais qualificações, como boa escrita, boa comunicação, trabalho em equipe, etc.

Escolaridade: Formação acadêmica, coloque a sua última formação.

Cursos de aperfeiçoamento: Palestras, seminários, eventos, cursos entre outros.

Idiomas e Informática: Especifique os seus conhecimentos em informática e se você fala mais de um idioma, é fundamental mencionar qual e seu nível na língua. (básico, intermediário ou fluente).

Experiência Profissional: Adicione seus três últimos empregos no qual já atuou.

Depois de ter agrupado as suas informações, você irá baixar um modelo de curriculum no qual mais te agrada clicando aqui e logo após ter baixado, você irá abrir o arquivo com o word e então você irá editar os campos de nome, objetivos, experiências entre outros presentes no documento, com as suas informações nas quais você agrupo-as.

Após preencher tudo corretamente e feito uma correção em todo o seu documento corrigindo alguns erros. O seu currículo então estará pronto! Basta apenas imprimi-lo e encaminha-lo até o local de trabalho no qual mais deseja ingressar e torcer para ser selecionado.

Boa Sorte!

Veja também:

Curriculum para vagas

Curriculum lattes

Modelos de curriculum

Fazer curriculum

Criar curriculum vitae

Publicidade

Share this post