Curriculum Lattes

Curriculum Lattes

Já ouviu falar do curriculum Lattes? Ele é de extrema importância na sua carreira se você deseja seguir a área acadêmica. É por meio dessa plataforma que os Grupos de Pesquisa poderão analisar melhor o perfil de um aluno ou docente. É fundamental que o Lattes comece a ser preenchido logo no primeiro ano de graduação. Ele abre muitas portas de oportunidades para quem deseja ter um bom posicionamento no mercado acadêmico. Hoje vamos colocar algumas dicas de como preencher o seu curriculum Lattes corretamente, assim você não correrá o risco de formatá-lo de maneira equivocada.

Para começar, coloque sua formação profissional e acadêmica. O próprio site lhe dará um texto de resumo que irá na sua biografia. Se desejar, é possível atualizá-lo adicionando suas habilidades a serem desenvolvidas em sua área de especialização.

No Lattes também há campos para preenchimento de produções artísticas tais como filmes, vídeos e documentários, produções textuais e até artísticas. É possível adicionar livros, participação em bancas de TCC, organização de eventos… Esses dados são cruciais para o preenchimento do seu currículo já que eles mostram sua participação ativa no mundo acadêmico. Não se esqueça de colocar apresentações de trabalhos, elas também são importantes. Quanto mais produções o candidato possuir, mais pontos ele terá no durante um processo seletivo. Procure enviar seus artigos para periódicos científicos, quanto mais alta a nota no Capes, mais pontos valerão na seleção. As revistas científicas podem ser impressas ou eletrônicas. Existe uma plataforma chamada Qualis Capes, ela classifica os veículos em categorias A1, A2 e A3 (relevância internacional, nível pós doutorado e doutorado, geralmente); A3 A4 E A5 (intermediárias); B1 a B5 e C que são voltadas aos demais pesquisadores que ainda estão iniciando. A plataforma Sucupira sempre mostra a classificação desses periódicos separados por área. Vale muito a pena buscar e tentar uma publicação, ela contará muito no Lattes.

Curriculum Lattes Cnpq

O Cnpq é um órgão atrelado ao Ministério da Ciência, surgiu na década de 50, que incentiva a produção tecnológica. CNpq é a sigla de Conselho Nacional de Desenvolvimento cietífico e tecnológico, ele tem como missão incentivar a produção científica no Brasil. Sua sede está localizada na capital brasileira, Brasília.  O CNpq pratica o incentivo da produção através da concessão de bolsas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Se você deseja receber auxílio deste órgão de financiamento, basta procurar um professor orientador com título de orientador e procurar algum programa que se encaixe em seu projeto de pesquisa e desenvolva um pré-projeto do trabalho a ser desenvolvido.

Curriculum Lattes o que é

Para um bom curriculum é necessário participar de diversos eventos como congressos, simpósios e conferências da sua área de formação. Fazendo isso, você obterá certificados que servirão como comprovação da sua participação nestas ocasiões. Eles servirão para dar mais credibilidade ao seu perfil e com isso as chances de conquistar uma vaga em boas universidades para fazer a especialização, aumentam muito. Busque na internet, entre nos sites das universidades e faça um cronograma de todos os congressos e eventos científicos ao longo do ano, assim você poderá se planejar direitinho para marcar presença

Curriculum Lattes exemplo

Confira alguns exemplos de formatação do Lattes abaixo:

 

curriculum lattes exemplo

Modelo de curriculum acadêmico

curriculum lattes modelo mestrado

Modelo de curriculum Lattes

curriculum lattes docente

Exemplo de currículo lattes

Curriculim Lattes Lair Ribeiro

Um  currículo que vem chamando muita atenção pela alta formação acadêmida é o do médico cardiologista e nutrólogo, escreveu 38 best-sellers sobre temas relacionados a saúde. Seu perfil pode ser visualizado aqui e inspira muitos profissionais que desejam seguir a carreira da medicina. Caso você deseje ter um currículo tão bom quanto o dele, não deve ter preguiça em nenhum momento! Busque, corra atrás, pesquise, estude e se especialize. O curriculum Lattes atualmente tem mais valência no mercado de trabalho do que o prórpio curriculum vitae. Isso acontece porque a plataforma dispõe de inúmeras ferramentas que facilitam a busca e interação do recrutador com o candidato. É muito mais interessante!

Fique de olho no site está contratado, sempre publicaremos vagas de empregos e dicas de como fazer um currículo bom!

Dê uma olhadinha em mais artigos nossos e aprenda a fazer um bom currículo para sair à frente da concorrência no mercado de trabalho, temos parcerias com grandes empresas!

 


Share this post