Currículo com foto, devo apresentá-lo dessa forma?

Currículo com foto, devo apresentá-lo dessa forma?

A maioria das pessoas acabam tendo esse tipo de dúvida. Mas afinal, deve-se ou não apresentar um currículo com foto? É de fundamental importância saber que isso pode variar. Alguns locais preferem solicitar o documento com a foto do candidato, outras acabam deixando esse critério como opcional.

Para você que deseja ter uma boa posição no mercado de trabalho, deve ter em mente que é imprescindível ter um currículo bem apresentável para que você seja selecionado para a entrevista de emprego.

Em geral, os avaliadores os separam em duas partes: a que interessa e a que não é pertinente para a empresa. Para que você pertença à primeira parte, é importante que siga algumas dicas.

O mais relevante a ser considerado, sem dúvidas é a equivalência do que está descrito em relação ao seu trabalho e aquilo que a empresa está procurando.

Entretanto, existe um formato correto para preenchimento que pode ser determinante no momento da escolha do candidato.

Quando posso colocar a foto no currículo? 

A resposta é: quando a empresa solicitar. Quando a vaga que você estiver concorrendo exigir o documento com foto é porque realmente é relevante. É bom se atentar bem no perfil do local que deseja trabalhar. Às vezes colocar uma foto pode não ser uma boa opção. Na elaboração do currículo como um todo, é de extrema importância revisar todos os tópicos e não cometer erros básicos de ortografia, conforme recomenda a revista Exame.

Currículo com foto

Faça o download deste modelo de currículo com foto caso você necessite utilizá-lo. Pode também mandar o arquivo para os amigos e familiares. O que difere este modelo dos convencionais é o espaço em branco onde pode ser colocada a foto.

Essa opção é dividida em cinco partes:

  1. Dados Pessoais: Aqui você coloca seu nome completo, endereço, contato e outras informações que pertençam a você.
  2. Objetivo: Descreva aqui o que você deseja conquistar na empresa
  3. Formação Acadêmica: Uma das partes mais importantes do currículo, você deve explicitar toda a sua formação, bem como curso e graduações que já cursou ou está em andamento, com datas de término e previsão.
  4. Experiência: Espaço para descrever sobre seus empregos anteriores, empresas em que já trabalhou ou estagiou.
  5. Qualificações: Nessa área, coloque os idiomas que possui conhecimento, cursos de extensão e extracurriculares que fez.
currículo com foto

Modelo de currículo com foto

Capriche em sua foto! 

Sua foto deve ser bem apresentável. Até porque ela será um diferencial competitivo para que você se destaque e de fato consiga essa vaga de emprego. O mais recomendável é colocar uma foto em formato 3×4. Mas obviamente, a mesma não precisa ser necessariamente de cara bem séria, sisuda. Pode apostar em um sorriso mais discreto, para criar uma relação de simpatia com o avaliador.

Em resumo: aparente seriedade, mas ao mesmo tempo crie esse vínculo de simpatia e empatia com o empregador. Atenção: Tome muito cuidado com as roupas utilizadas no momento do clique. O currículo com foto será muito bem analisado. Seja cauteloso para não se tornar inapropriado. A imagem deve ser tirada mostrando apenas a cabeça e os ombros, com uma fisionomia mais discreta e uma roupa que se encaixe na oportunidade.

Estão absolutamente abolidas as fotos com decotes, camisetas de times, roupas de balada, biquínis, bonés e óculos de sol. Evite qualquer tipo de acessório que possa te influenciar de uma maneira negativa. Opte sempre pelo mais básico e simples, assim não correrá o risco de errar.

Por fim, confira a iluminação de sua foto. Uma imagem escura, embaçada, granulada ou desfocada pode causar uma má impressão, certo? Agora que você já tem o modelo de currículo com foto, pode usar quando uma empresa solicitar.

Boa sorte!

Curriculum Lattes

Curriculo pronto para preencher

Como trabalhar na Coca-Cola, Candidate-se!

Curriculum ambev

Curriculum baixar

 

 

 


Share this post